Quem trabalha com estratégias de marketing digital, certamente, tem muito a ganhar com o uso da técnica chamada de Teste A/B. Você sabe o que é?
Em linhas gerais, estamos falando de caminhos que podem ser trilhados numa jornada de experiência entre o consumidor e sua ação, seja ela de conhecimento, aquisição de leads ou conversão.
Isso se dá de forma comparativa e tem como objetivo apontar qual a melhor direção a ser tomada em uma ação. Um bom Teste A/B vai interferir, diretamente, nos resultados de sua campanha. Quer saber mais sobre o assunto? Leia o artigo do Blog da Freela para ter mais informações sobre essa técnica estratégica na sua operação diária.
O que é Teste A/B?
Em linhas gerais, o chamado Teste A/B se configura numa maneira de fazer pesquisa ou análise, com base numa técnica comparativa dos resultados aplicados a cada situação.
Hipóteses testadas mostram qual tende a ser a mais atrativa ou relevante nos mais diferentes públicos.
E isso não se trata de uma característica totalmente ligada ao marketing digital. Nada disso. A utilização dessa testagem está vinculada a diversas áreas, como na pesquisa científica.
Consiste em experimentar e testar hipóteses em jornadas distintas, para os mais diferentes tipos de personas que vão interagir com a ação.
Leia mais: Persona, o que é, porque usar e como criar
Como usar o Teste A/B nas estratégias de marketing digital?
No ambiente das estratégias de marketing digital, o Teste A/B é aplicado de forma prática e direta.
Consiste em estipular duas opções viáveis de uma determinada jornada inserida na sua proposta. Um exemplo bastante comum está na utilização de um determinado Call To Action (CTA), uma chamada de ação, pode ser um botão, um link de acesso etc., para os seus mais diversos usuários.
É importante que essas ações sejam únicas: caminhos que não apresentem variáveis, daí a denominação A ou B. Para que isso aconteça, é preciso ter uma página de controle e, a partir dessa guia, mudar apenas os CTAs. O Teste A/B será eficiente para mostrar qual caminho vai funcionar de maneira mais efetiva com seu público.
Aqui estão alguns exemplos onde pode ser aplicado com eficácia.
Landing page
Houve um momento no passado desse mercado que ideias ou campanhas específicas estavam mais concentradas em sites menores, os chamados hotsites.
Hoje, a realidade do mercado está nas landing pages, páginas específicas para uma mensagem única, com layout estrategicamente pensado para um CTA específico.
O Teste A/B vai atuar nesses casos a partir da variação da aplicação da LP em cada ação específica.
E-mail marketing
Individual e personalista, a estratégia de vender utilizando o e-mail é muito utilizada e resulta em boas taxas de conversão.
O sucesso dessa empreitada estará ligada não apenas ao conteúdo (que é uma peça importante), mas a uma série de outros fatores, como o volume e as características da lista de contatos.
O Teste A/B pode ser aplicado em e-mails marketing testando estilos de abordagem no corpo do texto ou, ainda, títulos, entre outras propostas.
Imagens
Em tempos de redes sociais, os anúncios pagos em plataformas como o Instagram mostram a força desse canal na realização de conversões das mais diversas.
Para chegar ao modelo ideal, o Teste A/B identifica qual visual chama mais atenção e qual público ele impacta.
Essa informação será valiosa nos bastidores do impulsionamento de ads nas mais diversas redes sociais. O apelo visual também está ligado aos banners e suas diversas aplicações no ambiente digital.
Como fazer o teste A/B em campanhas de tráfego pago?
Para o uso mais consciente desses recursos, é fundamental a existência de ferramentas que possibilitem a produção das métricas necessárias para a correta avaliação desta proposta.
Aqui estamos falando, por exemplo, de softwares e soluções específicas para o relacionamento com cliente (CRM) e de marketing.
Outro caminho bastante utilizado está nos dados fornecidos pelo Google Analytics e todas as suas possibilidades.
Diante dessas informações, as decisões poderão ser tomadas e o uso dos Testes A/B nas estratégias de marketing digital serão responsáveis por benefícios como:
Mais acertos e menor custo da campanha
Sabendo qual o caminho mais eficiente, os valores investidos terão um retorno mais assertivo e a tendência é fazer um melhor uso do investimento.
Menos retrabalho
O Teste A/B costuma mostrar qual o caminho completo a ser trilhado pelo cliente, deixando o fluxo mais rápido e coerente, do começo ao fim.
Quais são os erros mais comuns em Testes A/B?
Com base nas experiências coletadas nas mais diversas campanhas, é possível notar que, muitas vezes, opções equivocadas na formação dos Testes A/B podem resultar em falhas na abordagem e resultados inesperados.
Definição incorreta do objetivo
É fundamental que a definição do que seja o objetivo principal do Teste A/B seja assertiva. Essa é a única forma de conseguir uma boa tomada de decisão com base nesse recurso.
Fazer o teste relâmpago
Uma única testagem, muitas vezes, não é suficiente para obter a melhor conclusão. O tempo deve ser suficiente para produzir um cenário real.
Olha apenas para o design
O layout e outros aspectos visuais são importantes em um Teste A/B, mas não são os únicos atributos a serem observados. Existem muitos outros elementos que podem ser inseridos nesse contexto.
Não readaptar estratégias
Após o resultado do Teste A/B, chega a hora de colocar em prática a estratégia em marketing digital necessária para visualizar as melhores alternativas para a sua campanha. Se for o caso, é preciso readaptar estratégias, ou não haverá o retorno esperado.
Como fazer o Teste A/B ideal para sua campanha
Com base totalmente prática, a equipe da Agência Freela oferece a melhor estratégia para sua campanha, com a missão de que sua empresa alcance os seus objetivos.
Além de entender o que é o Teste A/B, você vai poder implementar essa técnica nas suas campanhas e, assim, saber qual caminho escolher para obter melhores resultados, mais vendas e investir menos dinheiro.
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