Quer saber, em um exemplo simples, como uma agência de marketing digital pode melhorar seus negócios?
Esse é um case de sucesso que não se relaciona aos gigantes do mercado. Não se trata de uma ação esperta da Coca-Cola ou de uma ativação online da Nike.
Estamos falando de uma mulher empreendedora que, diante da dificuldade de encontrar um emprego na sua carreira de formação, na área de educação, resolveu montar, do zero, um brechó utilizando as roupas de seus filhos pequenos.
As crianças cresciam e, rapidamente, seus artigos de vestuário ficavam apertados. A solução foi criar esse modelo de venda e, desde o início, apostar no virtual.
O Blog da Freela, a partir dessa história, vai lhe inspirar e informar sobre como ter uma agência de marketing digital pode melhorar seus negócios.
Entenda o poder do marketing digital nos negócios
De posse dos primeiros itens para serem vendidos no brechó, uma escolha foi fundamental para a proprietária: seria uma plataforma de e-commerce.
Ou seja, a iniciativa teve DNA digital desde a sua concepção. As primeiras vendas foram feitas e a empreendedora notou que havia potencial para a formatação desse negócio.
No entanto, a proposta fluiu com certa facilidade até um determinado ponto. Passado o nível dos clientes conhecidos, seguidores pré-existentes na rede social e boca a boca de pessoas próximas, a loja não ampliava o alcance e, por isso, não convertia em novas vendas.
Nesse momento surgiu a chance de contratar uma agência de marketing digital.
Como uma agência de marketing digital pode impulsionar seu negócio
Poucas reuniões com o atendimento da agência de marketing digital foram suficientes para que a empreendedora entendesse que havia chances de impulsionar as vendas – mas que seria possível um grande esforço e diversas etapas.
Esse diagnóstico foi feito com o auxílio dos profissionais da agência. Com ele foi possível entender que haviam mudanças a serem feitas desde a estrutura do brechó online.
Após essa etapa inicial, foi possível crescer de forma sustentável, ampliar o alcance e fortalecer a marca, trabalhando em uma identidade sólida para a recém-fundada empresa.
Mas como uma agência de marketing digital pode fazer tudo isso?
O que é uma agência de marketing digital?
Uma agência de marketing digital integra serviços, competências e profissionais para trabalhar os já clássicos conceitos de marketing, porém com foco nas plataformas e possibilidades criadas com o advento da internet.
Isso significa trabalhar publicidade online, reputação nas redes, comunicação de marca, eventos, ações e ativações nesses ambientes.
Trata-se de um pool de trabalhos que vão desde o atendimento e o entendimento do modelo de negócio, passando pelo planejamento, as ações em si e, também, as métricas do que foi realizado.
De que forma uma agência de marketing pode melhorar seus negócios?
Utilizando do exemplo do brechó online, aqui estão algumas das ações que podem ser desenvolvidas com uma agência de marketing digital e que podem servir para ampliar o alcance e impulsionar seus negócios.
Estratégias personalizadas
Aqui estamos falando, também, de planejamento estratégico. Significa analisar o negócio, seu público-alvo e concorrência para criar estratégias personalizadas.
Nessa seara está, por exemplo, a identificação dos canais de marketing digital mais eficazes para alcançar os objetivos específicos da empresa.
Design e User Experience (UX):
Como já citado anteriormente, algumas características do seu endereço online, por exemplo, podem estar diretamente ligadas ao aumento ou redução do número de acessos e vendas.
Determinadas plataformas onde o site está hospedado, muitas vezes, podem não trazer o resultado esperado para o potencial do seu empreendimento.
O mesmo pode ser dito do modelo utilizado para seu e-commerce: é o mais amigável, com as opções claras para a escolha e pagamento?
Otimização para Motores de Busca (SEO):
Ter seu nome, seus serviços e produtos presentes nas principais listas de sites de busca pode ser fundamental para melhorar seus negócios.
As agências de marketing digital são capacitadas para oferecer técnicas de Search Engine Optimization (SEO) para suas páginas e conteúdos.
Inbound Marketing:
Durante muitos anos o marketing tradicional se baseou em buscar e ir até os clientes, seja com propagandas, banners, anúncios, muitas vezes inclusive com propagandas invasivas, com ofertas não-solicitadas como por exemplo contato direto por telefone, etc.
Essas práticas seguem o preceito do Outbound Marketing, estratégia na qual a empresa busca de forma ativa novos clientes, também conhecido como Marketing de Interrupção.
Já o Inbound Marketing busca atrair potenciais clientes com a geração de conteúdo de valor e que agregue algo para os clientes, sempre oferecendo conteúdo diferenciado, como por exemplo artigos em blogs, E-books, webinars, podcasts, infográficos e etc.
A grande premissa do Inbound Marketing é criar um relacionamento com os potenciais clientes, atraindo a persona quando ela busca respostas a uma necessidade específica de consumo.
Campanhas de Ads:
Já é de conhecimento que, nos dias de hoje, mesmo que sua marca tenha uma forte presença nas redes sociais, ainda assim, não será o suficiente para uma entrega de conteúdos, mensagens e anúncios.
Plataformas de Ads, os anúncios de publicidade digital, fazem esse percurso – um caminho que é parametrizado, mas que demanda de investimentos em impulsionamento.
Uma boa estratégia em Ads pode ser responsável para que suas vendas atinjam outro patamar.
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Gestão de Redes Sociais:
Não adianta deixar na mão de pessoas próximas ou, ainda, você mesmo cuidar das redes sociais profissionais nos períodos de folga.
É preciso oferecer a esses canais a seriedade de mais uma plataforma profissional. Só assim esses caminhos vão lhe oferecer o retorno esperado.
Uma agência de marketing digital é gabaritada para entender o escopo do que sua empresa é, com a implementação de ações que ela precisa para uma gestão de redes sociais eficiente.
Métricas:
Qual o objetivo de sua atividade comercial? Quais as próximas etapas para que seu negócios possa prosperar?
Um agência de marketing digital possui as técnicas necessárias para que seja feito o entendimento dessas métricas.
A partir daí, será possível acompanhar o movimento dos negócios com números, projeções e tendências confiáveis.
Como se destacar em relação à concorrência?
Investir em um agência de marketing digital significa potencializar seus negócios e, assim, ter a chance de fazer diferente dos concorrentes.
Acredite, já tem muita gente investindo nesse mercado, de forma agressiva e sólida. No entanto, sempre há espaço para inovar e usar da criatividade para conquistar seu lugar ao sol.
Faça com que os parceiros de divulgação compreendam a essência do seu modelo de negócio, estabeleça o planejamento desses passos em conjunto, rumo ao sucesso da proposta.
Qual o momento de contratar uma agência de marketing digital?
Agora mesmo! Sabe a empreendedora do início desse artigo, ao contratar uma agência de marketing digital ela conseguiu melhorar seus negócios.
O site do seu brechó online passou a operar em uma plataforma sólida, com um servidor estruturado para grandes operações. Além de entregar eficiência, ficou mais bonito e agradável aos olhos dos clientes.
Melhor ainda, passou a ser notado nos sites de buscas e, logo em seguida, nas campanhas de publicidade feitas com impulsionamento de Ads.
Os resultados deram tão certo que hoje ela possui, além do e-commerce, uma loja física, situada na frente do depósito onde ela seleciona e armazena os produtos do seu negócio.
E você, se inspirou nessa história? Vamos torná-la realidade para os seus negócios? Nós, da Agência Freela, somos especialistas nesse tipo de jornada. Vamos conversar e, juntos, otimizar seus resultados!