Com o crescimento das redes sociais e surgimento de novas tecnologias, impulsionadas pela transformação digital, o marketing digital para clínicas médicas definitivamente é um caminho sem volta. Seja para atrair, reter e agregar mais pacientes, a realidade é que as estratégias digitais estão aumentando a visibilidade e o crescimento sustentável de milhares de clínicas médicas em nosso país.
O blog da Freela te convida a entender mais sobre as nuances e importância do marketing digital para clínicas médicas, com 03 dicas fundamentais para aplicar em sua estratégia.
Importância do marketing digital para clínicas médicas
No contexto atual de pós-pandemia que estamos vivenciando, muitas clínicas médicas estão precisando se reinventar e apostar em processos mais ágeis e dinâmicos no seu dia a dia. Tudo isso para tentar tirar um pouco da dependência de indicação ou mesmo dos planos de saúde, um ciclo que, a longo prazo, não se mostra sustentável.
Uma estratégia delimitada e assertiva de mkt digital proporciona não apenas uma maior visibilidade e reconhecimento do negócio como também é fundamental na atração de mais pacientes, estabelecendo um vínculo de confiança e, dessa maneira, aumentando a visibilidade da clínica como um todo.
São as estratégias digitais que podem ajudar a sua clínica médica a se colocar como referência, em um mercado cada vez mais concorrido em todos os sentidos. Muitas clínicas ainda utilizam métodos antigos e ineficientes na sua gestão de leads, perdendo não apenas novas oportunidades reais de atrair novos clientes, bem como se estagnando no mercado.
Atualmente, se você não possui um canal eficiente de comunicação e estratégias assertivas de mkt digital, muito provavelmente a sua clínica está perdendo receita. Trata-se de uma mudança de mentalidade por parte dos gestores, já que o marketing médico definitivamente é uma realidade.
Novo contexto de transformação digital
Com a crise da pandemia do coronavírus e as medidas de distanciamento social, as clínicas médicas tiveram que fortalecer a sua presença digital, já que as tecnologias e os meios digitais passaram a fazer parte do nosso dia a dia de forma única e imprescindível no dia a dia.
Inevitavelmente as pessoas estão mais conectadas do que nunca, utilizando a tecnologia para pesquisar serviços médicos, com foco por exemplo nas redes sociais e em avaliações no google.
Nesse sentido, cada vez mais clínicas vêm focando seus esforços de mkt digital em estratégias de marketing de conteúdo, comunicação nas redes sociais e campanhas de performance no Google e Redes para atrair, reter e encantar os seus clientes.
Ou seja, o foco está não apenas mais em atrair e reter os pacientes, mas também em educar os seus clientes, com o marketing digital para clínicas médicas sendo fator preponderante nesse sentido, focando também em atitudes preventivas. Nesse sentido, ter um planejamento estratégico e um plano de marketing delimitado é fundamental.
03 dicas essenciais para a sua estratégia
Para te ajudar na estruturação da sua estratégia de mkt digital, é fundamental se atentar a alguns aspectos. Por isso, separamos 03 dicas para você implementar o quanto antes:
- Tenha um site profissional – O site é o cartão de visitas da sua clínica médica. Nesse sentido, ter um site profissional, de preferência que seja responsivo e que se adapte com facilidade ao mobile é muito importante. O que adianta você ter bons conteúdos para oferecer aos seus clientes se o seu site é lento, demora para carregar e não possui um layout otimizado? Ter um site profissional, aliado às boas práticas de otimização e objetivos de marketing digital são fatores decisivos para a captação de novos leads e na visibilidade que a sua clínica médica pretende de fato alcançar. Outra dica bacana para você implementar na sua clínica é ter um site que permita de forma simples e eficiente o agendamento online de consultas e exames, seja com um popup ou mesmo uma Landing Page específica para isso.
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- Foque em uma estratégia de marketing de conteúdo – Essa com certeza é uma etapa vital quando pensamos em mkt digital para clínicas médicas. O mkt de conteúdo tem como foco a atração de potenciais clientes com foco na criação de conteúdo relevante, como por exemplo artigos em blogs, E-books, posts em redes sociais, infográficos, dentre outros. Mas não estamos falando de qualquer tipo de conteúdo, e sim conteúdo de qualidade e educativo, que de fato ajude sua clínica médica a aumentar a reputação, visibilidade bem como o acesso ao seu consultório. Ter canais nas redes sociais também é importante, mas sempre focando na qualidade e na consistência do conteúdo, dessa maneira consolidando a imagem da clínica no digital. Também é interessante ter uma estratégia de SEO delimitada, já que com um bom posicionamento nas páginas de pesquisa do Google pode representar mais pacientes para a sua clínica médica.
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- Tenha campanhas de Google Ads – Se você já tem a sua clínica médica e, até o momento, ainda não está pensando na sua campanha de performance com foco em Google Ads, pode se preocupar: está ficando para trás entre os seus concorrentes. E esse é um alerta real. O mundo já estava mudando e, com a pandemia, acelerou sua transformação de uma forma única e exponencial, e as empresas que não estão atuando no digital já perderam um terreno fértil de potenciais clientes para sua clínica. Outra vantagem é que os resultados são rápidos, com o aumento considerável do seu tráfego. Você ainda pode criar campanhas direcionadas de acordo com termos e palavras-chave que tenham ligação com a especialidade da sua clínica.
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Atraia mais pacientes para a sua clínica
Estratégias de marketing de conteúdo, SEO, e campanhas de performance vão ser decisivas para conseguir atrair mais pacientes para a sua clínica. O Marketing de Performance é uma ferramenta estratégica para os negócios que serve tanto para o ambiente online quanto no offline.
Combinadas, essas estratégias não apenas vão atrair mais pacientes para a sua clínica médica como também vão ser decisivas para a construção de marca e identidade digital, sempre acompanhando de perto as métricas de cada ação.
E dentre essas ações, o SEO local também merece destaque. Da mesma forma que o SEO tradicional, o objetivo é o mesmo: fazer com que a sua clínica médica apareça nas primeiras posições das buscas do Google. Pesquisas apontam que 46% das buscas do Google são feitas com o objetivo de buscar informações locais.
Para isso, ferramentas como o Google Meu Negócio são vitais, sempre lembrando de trabalhar também o marketing de conteúdo de forma estratégica, com palavras-chave específicas e conteúdos alinhados ao negócio, sempre visando o melhor posicionamento nos sites de busca.
Restrições ao marketing médico
Apesar das várias possibilidades de campanhas de mkt digital para clínicas médicas, alguns cuidados devem ser tomados. O Conselho Federal de Medicina delimitou algumas regras e limites para guiar o marketing e divulgação de serviços de clínicas e serviços médicos. O foco é estabelecer uma conduta ética no momento de divulgar algum serviço.
O que é terminantemente proibido:
- Utilizar fotos dos pacientes em tratamentos, independente do canal de divulgação;
- Divulgação dos preços de tratamentos médicos ou mesmo formas de pagamento;
- Proibição de garantia de resultados para tratamentos;
- Expressões sensacionalistas, que atestem e garantam resultados com os tratamentos oferecidos na clínica;
- Autopromoção em entrevistas, a não ser que as mesmas tenham um caráter educativo, para esclarecer e informar as pessoas
Uma agência que fala a sua língua
Cada vez mais as clínicas médicas estão investindo em estratégias de mkt digital. E agora que você já sabe com mais propriedade o que representa o mkt digital para clínicas médicas, bem como tudo o que envolve suas diversas possibilidades de estratégias, nós podemos te ajudar. O diferencial da Agência Freela é a união da expertise, dos melhores recursos tecnológicos e uma proximidade com a realidade do que o seu negócio precisa.
A experiência da Agência Freela com o mercado de saúde já tem mais de 10 anos. São vários segmentos com necessidades e objetivos distintos. Indústrias farmacêuticas, laboratórios, associações médicas, clínicas médicas e odontológicas, startups da área da saúde, etc. Acesse nosso case de Saúde e fique por dentro de algumas das nossas ações com o mercado de saúde.
Por meio da nossa parceria com a Farma TV, empresa especializada em educação médica, EAD, promoção e cobertura de congressos presenciais e online, tivemos acesso a grandes empresas da área de saúde para as quais prestamos os mais diversos serviços.
Para clínicas e consultórios, nosso trabalho é voltado principalmente para gerar leads e novos clientes, por meio de Google Ads, Redes Performance, Conteúdo para Redes, Inbound MKT, SEO e Desenvolvimento de Sites e Landing Pages.
E para você entender mais um pouco mais sobre todos os benefícios do marketing de atração em detrimento ao marketing de interrupção, recomendamos também a leitura do nosso E-book sobre Inbound Marketing, com as cinco etapas do Inbound Marketing explicadas passo a passo!