Saber o que é tráfego pago, no mundo dos negócios e da alta competitividade na internet, é algo primordial para divulgar sua ideia, marca ou serviço no mundo digital.
No entanto, é relevante a informação de que, de acordo com o Sebrae, quase 30% dos comerciantes brasileiros não têm nenhuma interação com as vendas on-line.
Isso significa que existe um espaço muito grande a ser explorado no universo da internet – e entender o que é tráfego pago pode ser primordial para compreender por que usar nos seus posts esse tipo de técnica.
Hoje o Blog da Freela vai trazer mais detalhes desse tipo de operação, os caminhos a serem trilhados e as vantagens (e desvantagens) da prática.
Você vai entender como esses caminhos são diferenciais na busca por mais alcance e, principalmente, melhores resultados nas suas atividades na rede.
A partir deste artigo será possível traçar uma estratégia para começar a utilizar o tráfego pago, aumentar o alcance de suas mensagens e, assim, conseguir um número maior de clientes. Vamos começar pela introdução ao tema?
O que é tráfego pago?
O lançamento de um produto, serviço ou marca na internet costuma ser um trabalho que envolve planejamento estratégico e uma série de esforços, em segmentos como design, conteúdo e tecnologia.
Quando esse produto está finalmente no ar, entra em ação uma etapa muito importante: que ele seja acessado.
É fundamental que esse destino receba visitantes, só assim será possível concluir o projeto de comunicação, lançamento ou venda. É preciso que as pessoas saibam da existência do seu site, sua marca, seu produto, seu curso, sua landing page etc..
Entender o que é tráfego pago passa por essa dinâmica. Trata-se de uma estrutura oferecida pelas plataformas de internet para que, por meio de pagamento, uma determinada página seja entregue para a visualização de um público maior. Para ser mais específico, por conta desse tipo de investimento, também chamado de impulsionamento, será possível alcançar públicos segmentados, definidos por idade, gênero, localização, grupos de interesse, entre outras possibilidades.
Qual a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico?
Apesar de parecer um tanto lógico, é importante detalhar essa diferenciação.
Chamamos de tráfego pago aquele que se utiliza do caminho financeiro para trilhar um caminho maior (e mais direcionado) de alcance.
Por sua vez, o tráfego orgânico, como se pode deduzir, é aquele que não utiliza pagamento para efetuar sua entrega.
É um caminho natural da postagem, que alcança um patamar de destaque nos mecanismos de busca e, assim, passa a ter um número considerável de acessos.
Ele ocupa um lugar de confiança por parte do usuário, que hoje em dia já sabe a diferença entre os resultados pagos, levando o clique quase imediato para os links exibidos na primeira página.
Outro detalhe interessante sobre o tráfego orgânico: ele costuma ser mais duradouro. Uma vez alcançada, essa posição deixa sua marca por um tempo considerável em um lugar de destaque, até que outro link semelhante supere sua colocação.
Para entender de forma mais aprofundada esse tema, leia o artigo que publicamos com dicas completas sobre tráfego orgânico. Clique aqui.
4 dicas para uma estratégia de sucesso
Como já citamos anteriormente, o tráfego pago é uma ferramenta que se relaciona de forma próxima ao conceito de estratégia. Não basta simplesmente efetuar um pagamento e, assim, ter um alcance infinito.
Nada disso. É necessária uma análise minuciosa da plataforma, dos canais, do público-alvo, da persona, dos custos etc..
Mas, em linhas gerais, reunimos nossa equipe de Gestão de Tráfego da Agência Freela para fornecer algumas dicas básicas e estratégicas.
- Defina (muito bem) sua persona
Entender de tráfego pago está, definitivamente, relacionado a compreender o papel de uma persona.
No Marketing esse é o conceito da construção/visualização de um personagem fictício, que tem o papel de representar um usuário dentro de um grupo demográfico, com suas características, comportamentos e atitudes com relação a uma marca, produto ou serviço.
Essa persona tem dores, recebe melhor uma determinada linguagem, acessa certos tipos de canais. Sua mensagem deve dar match com cada uma dessas características.
- Use técnicas mentais para conversão
Existe um esforço muito grande destinado aos chamados gatilhos mentais em uma comunicação de vendas e conversão.
Tenha conhecimento dessas técnicas e invista nesse tipo de abordagem ao fazer as chamadas para suas postagens.
Aqui estamos falando de anúncios, cartas de venda, textos descritivos de site, e-mails marketing etc..
Dê uma atenção especial aos títulos e descritivos, além dos conteúdos em posts de redes sociais. Pode ser um diferencial no impulsionamento.
- Transmita verdade e confiança
Usar, conforme o item acima, técnicas de persuasão, não significa mentir ou difundir propagandas enganosas. Pelo contrário.
Compreender o que é tráfego pago e o poder dessa prática está intimamente ligado à confiança do usuário, que agrega valor à sua comunicação. Isso amplifica os resultados.
- Call to action (CTA) bem definido
Quando falamos em tráfego para iniciantes, é importante relembrar esse conceito básico. Call to action (CTA) é o termo em inglês que, no Marketing, representa a chamada para ação.
Quando você divulga ou impulsiona qualquer tipo de peça de comunicação, anúncio, landing page, entre outros, você precisa saber o que esperar do usuário.
Isso significa definir muito bem um CTA para poder quantificar e metrificar os resultados e o comportamento da campanha perante os usuários. Quer entender um pouco mais dessa lógica? Vamos marcar um café. Clique.
Quais são as principais plataformas de tráfego pago do mercado?
Vamos descrever aqui o que seriam as principais plataformas de tráfego pago existentes no mercado digital.
Google Ads
São os anúncios definidos por meio da escolha de palavras-chave do Google. Existe uma infinidade de técnicas para a escolha certa dos termos e do campo semântico das mensagens que você deseja impulsionar.
O Google Ads é um mecanismo que dá a possibilidade de colocar seus links no topo da primeira página do mais utilizado site de buscas do mundo.
Leia mais: Google Ads – conheça as vantagens de anunciar na plataforma
Facebook Ads
Mais focado no anúncio gráfico e visual, é importante entender que o Facebook Ads interliga todas as outras redes da Meta, como Instagram e WhatsApp. Um de seus diferenciais é que ele oferece diversas possibilidades de segmentações e formatos de campanhas para as empresas anunciarem na rede social de sua preferência e de acordo com a sua estratégia e objetivos de marketing digital.
YouTube Ads
São os feitos em vídeo, em trechos estratégicos nos vídeos da plataforma. Um conteúdo chamativo e de qualidade é fundamental para que a mensagem seja amplamente difundida.
Existem ainda outros caminhos para a divulgação de anúncios e mensagens, como o Pinterest Ads, dessa rede extremamente segmentada para fotos e inspirações; importante citar o crescimento do LinkedIn Ads, focado no mercado de trabalho; além do efervescente, Tik Tok com seus vídeos curtos e algoritmo viral.
Quanto investir em campanhas de tráfego pago?
Existe uma dica, para citar o próprio Sebrae, que fala de um teste para tráfego pago a iniciantes, que recomenda utilizar R$ 30 diários de impulsionamento, totalizando R$ 300 mensais.
Essa pode ser uma hipótese, mas não uma regra. Aliás, não existe uma recomendação básica. Tudo vai depender do detalhamento acima, a definição da persona, o ticket médio do que está sendo anunciado e, principalmente, onde você quer chegar.
Para utilizar um clichê: nesse assunto, de fato, o céu é o limite.
Vantagens e desvantagens do tráfego pago
Algumas vantagens do tráfego pago:
- possibilidade de aplicar estratégias;
- aumentar o alcance das postagens;
- crescimento de tráfego em curto período de tempo;
- poder acompanhar e ter acesso a métricas dos CTAs.
Algumas desvantagens do tráfego pago:
- dificuldade de superar o tráfego orgânico no quesito credibilidade;
- desafios de definir o público ideal para ação;
- perda do investimento no caso da falta de estratégia.
Uma agência que faça a gestão do tráfego pago
O gestor de tráfego é, hoje, um profissional-chave para o sucesso de qualquer ação de marketing no ambiente digital.
Há anos a Agência Freela tem conhecimento desse potencial, que está em seu DNA e, por isso, valoriza e destaca uma equipe exclusiva para essa finalidade.
Ter a nossa parceria significa trilhar todas as etapas acima com uma consultoria marcada pela proximidade, na troca e no diálogo.
A Agência Freela investe muita energia e tempo de dedicação na inteligência por trás de cada ação e cada plano de divulgação dos nossos clientes. Nossa equipe de performance trabalha na elaboração de campanhas precisas e estratégicas sob vários pontos de vista, analisando todas as nuances e características de cada um dos nossos clientes para poder elaborar campanhas de anúncios patrocinados em plataformas como Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, Youtube Ads , TikTok Ads, dentre outros.
O resultado dessa inclinação é um trabalho personalizado, conduzido por uma agência que fala a sua língua e vai fazer, não apenas, você entender o que é tráfego pago, mas também chegar aos melhores resultados – que é o que seu negócio merece. Vamos conversar? Clique aqui para agendar uma reunião.